— Ouvi dizer que trouxeram uma menina nova… Toda suja! E parece que tem piolhos! Que nojo! — Leonor franziu o nariz com desdém. — Mas onde é que encontram estas crianças, Dona Maria Clara?
— Encontram em todo lado, Leonor… Em todo lado onde os filhos são deixados à mercê…
— Não sei… São tão… Desagradáveis, talvez…
— Desagradável és tu, Leonor! — Dona Maria Clara franziu a testa. — E afinal, por que decidiste trabalhar no orfanato? Achavas que isto era um paraíso? Isto é um orfanato, Leonor! Não é o vosso clube e muito menos uma discoteca! É um sítio onde cuidamos de crianças que precisam!
— Eu sei… — Leonor fez um beicinho. — E já agora, não estou aqui porque quero! Tenho de completar o estágio, e se não o fizer, o meu pai não vai ajudar! Foi o que ele disse!
— Ah, agora entendo! — Dona Maria Clara sorriu. — Estás aqui para aprender, então… Bem, desejo-te um bom estágio, Leonor… Mas vê bem, se o teu pai te colocou aqui, é porque vais lidar com as crianças mais difíceis. E isso, deixa-me dizer-te, não é nada fácil!
— Como assim, mais difíceis? — Leonor olhou assustada para Dona Maria Clara.
— Vais descobrir com o tempo…
Assim como Dona Maria Clara tinha previsto, Leonor foi destinada ao grupo dos recém-chegados e tinha a tarefa de ajudar a socializá-los, na medida do possível.
Essa tarefa assustava Leonor, mas ela sabia que não podia desistir, pois o seu pai não aprovaria…
As crianças no grupo eram todas um desafio. Selvagens, descuidadas e infelizes.
Algumas mal sabiam falar, eram tímidas e escondiam-se, mas ao verem comida, transformavam-se em pequenos selvagens, preparados para lutar por mais um pedaço de pão.
Talvez fosse isso que mais assustava Leonor ao princípio, mas, para sua surpresa, ela habituou-se rapidamente e deixou-se de espantar.
Se a forma como as crianças lidavam com a comida tornou-se algo normal para Leonor, o mesmo não aconteceu com o facto de serem tão assustadas e, aparentemente, vítimas de maus tratos.
Como psicóloga, ela tentava fazer as crianças falarem, mas não era tarefa fácil.
Todos, sem exceção, tinham medo.
Apenas com o tempo, talvez duas semanas depois, é que começaram a abrir-se e a contar-lhe suas histórias, que gelavam o sangue…
A história de Inês, uma menina de seis anos, tocou Leonor profundamente.
A menina nunca tinha tido uma infância real.
Brinquedos e bonecas eram novidades para ela no orfanato. No início, nem sabia como comer fruta e recusava-se a experimentá-la, mas ficava fascinada com os marcadores e até tentou provar um deles. Inês tinha muitas cicatrizes, mas nunca revelou a sua origem, embora, aos poucos, Leonor tivesse conseguido fazê-la falar.
Veio a descobrir que era a mãe biológica quem causava todos os ferimentos, de forma sistemática…
A história de Inês comoveu tanto Leonor que ela não se apercebia de ir trabalhar com alegria.
Os meninos já não lhe causavam repulsa, pelo contrário, sentia-se ligada a eles e com grande compaixão. Queria abraçá-los, consolá-los, mostrar-lhes que eram importantes.
Que neste mundo, eles tinham um lugar… Em breve soube-se que a mãe de Inês tinha perdido a guarda parental e que a menina estava disponível para adoção. E rapidamente encontrou uma nova família.
Leonor falou com os novos pais e recomendou-lhes apenas uma coisa: amor.
Apenas um amor profundo poderia aquecer o coração da pequenina…
No dia em que levaram Inês, Leonor começou a chorar inesperadamente.
— Ora veja! — dizia Dona Maria Clara, acariciando a cabeça de Leonor. — Mas tu, minha querida, mostraste ser uma boa pessoa! Eu achava que nada te tocaria, mas aqui estás… A pequena abandonada…
E Leonor chorava sem conseguir parar. Após o estágio, Leonor voltou para o mesmo orfanato, surpreendendo tanto o pai quanto os colegas, mas para ela isso pouco importava.
Ela percebeu que este trabalho era a sua vocação, e com o tempo, isso confirmou-se.
Muitas vezes Leonor teve de ouvir histórias terríveis das crianças, e não raras vezes chorou com elas, mas todos os dias, independentemente de tudo, ela estava lá.
Estava lá, sabendo que ajudaria alguém novamente, e isso tinha um valor incalculável.
Pelo menos para a própria Leonor…






